Exame de imagem que utiliza ondas de luz para gerar imagens em cortes do interior das estruturas oculares. Esse é o exame dos mais modernos e de tecnologia mais avançada que dispomos atualmente na Oftalmologia.
O OCT revolucionou o diagnóstico e acompanhamento das doenças de retinianas, pois permite a obtenção de imagens bem detalhadas e a detecção de alterações internas na retina que outros exames não permitem identificar.
Ele possibilita também medidas bem precisas da espessura e de lesões da retina. Através da análise da camada de fibras nervosas tornou-se um grande aliado no diagnóstico e no acompanhamento do glaucoma.

Atualmente possuímos o OCT Spectralis (HEILDELBERG ENGINEERING) que é um dos mais modernos disponíveis atualmente no mundo.
Além de possuir alta definição de resolução da imagem e da alta velocidade de aquisição (spectral domain – OCT), tem uma tecnologia denominada Eye-tracking, que permite um acompanhamento muito mais confiável, já que refaz o exame exatamente na mesma localização realizada na última avaliação (follow-up).
É um exame fácil de ser realizado e confortável e atualmente usado para várias doenças da retina e vítreo, além do glaucoma. Muito importante na avaliação de doenças da retina e das fibras nervosas que compõem o nervo óptico.

INDICAÇÕES:

É fundamental para avaliação dos pacientes com retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, edema de mácula, buraco macular, retinopatia serosa central, degeneração macular relacionada à idade, doenças inflamatórias ou infecciosas coriorretinianas, assim como distrofias de retina, traumatismo retiniano, descolamento de retina, lesões pigmentadas ou de tumores.

Permite a avaliação de acúmulo de líquido sub-retiniano ou pré-retiniano, mensuração da espessura da retina e individualmente de suas camadas. Tem utilidade em casos de glaucoma, para determinar a existência e localização de defeitos focais da camada de fibras nervosas, além da detecção de outras doenças do nervo óptico.

RECOMENDAÇÕES:

  • Não há necessidade de Jejum;
  • Dilatação da pupila de ambos os olhos pode ser necessária em alguns casos, com embaçamento visual temporário em média, de 6 a 8 horas de duração;
  • Presença de acompanhante maior de 18 anos é opcional não obrigatória;
  • Durante o exame, são feitas projeções luminosas do fundo de olho que utilizam laser de baixa intensidade;
  • Não há a necessidade de suspensão de qualquer medicação e/ou de colírios exceto mióticos (ex: pilocarpina);
  • Trazer agasalho, pois a temperatura ambiente necessária para o bom funcionamento do aparelho é em torno de 18o C.

EQUIPAMENTOS:

OCT-Spectralis_p

Tomógrafo de Coerência Óptica OCT SPECTRALIS (HEILDELBERG ENGINEERING)

CMBR
HOBR
DAY
hospital_olhorodape_15
BEIRARIO
GASTROS