É o exame detalhado do fundo do olho e da periferia da retina.
O procedimento é realizado e interpretado por um oftalmologista, analisando as estruturas do nervo óptico, retina e vítreo.
É fundamental para o diagnóstico e acompanhamento das doenças vítreo-retinianas, da coróide e disco óptico, sendo de extrema importância para pessoas diabéticas, hipertensas, glaucomatosas e míopes. É através do oftalmoscópio que se o exame do RN para a identificação e diagnósticos logo cedo de problemas graves no olhinho da criança, principalmente para afastar, entre outras, Retinopatia da Prematuridade e o Retinoblastoma, principal tumor Maligno intra-ocular na infância.

INDICAÇÕES:
O Mapeamento de Retina é indicado principalmente para clientes com retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, oclusão vascular retiniana, edema de mácula, maculopatia serosa central, doenças inflamatórias ou infecciosas coriorretinianas, distrofias de retina, tumores intra-oculares, traumatismo de retina, degeneração macular relacionada à idade, descolamento de retina (pré- e pós-cirurgia), retinopatia da prematuridade, baixa de visão incompatível com outros achados, entre outras.

RECOMENDAÇÕES:

  • Não há necessidade de Jejum;
  • Dilatação da pupila de ambos os olhos é necessária, cursando com embaçamento visual duradouro (em média, de 6 a 8 horas de duração);
  • Durante o exame do fundo de olho utiliza-se uma luz forte que pode causar desconforto e fotofobia.
  • Não há a necessidade de suspensão de qualquer medicação e/ou de colírios.

EQUIPAMENTOS:
Aparelhos de Oftalmoscopia Indireta.
Lentes panfundoscópicas de 20D, 28D e 22D.

CMBR
HOBR
DAY
hospital_olhorodape_15
BEIRARIO
GASTROS