Exames-de-Angiofluoresceinografia

É um exame que requer câmeras fotográficas especialmente desenhadas para fotografar o fundo de olho depois de injetado um corante (fluoresceína) na veia do braço do paciente. Logo após poucos segundos o corante atinge os vasos oculares e fotografias são feitas para o estudo da circulação da retina, coróide e nervo óptico.
Após dilatação das pupilas com colírios, é feito o posicionamento do paciente no aparelho e injetado o contraste em cinco segundos. São realizados filmes e fotos seqüenciais são tiradas pelo oftalmologista, durando o exame de 5 a 10 minutos, conforme a doença estudada.

O exame é muito seguro e dura apenas poucos minutos. Ocasionalmente alguns pacientes podem sentir náuseas, que geralmente passam logo. O exame deve ser realizado com suporte médico avançado (presença do anestesista no hospital) para maior segurança ao paciente.

O contraste é eliminado pelo organismo em torno de 24 horas, pelo fígado e rins, alterando a coloração da urina e pele nesse período.
O exame tem contra-indicação relativa em portadores de insuficiência renal, hepática e cardíaca não controlados, em pacientes epilépticos, alérgicos graves, esvaziamento ganglionar pós mastectomia, gravidez, amamentação e em casos com história de reação adversa grave à fluoresceína.

INDICAÇÕES:

Através deste exame pode-se chegar ao diagnóstico de diversas patologias da retina, coróide e do nervo óptico.

É um exame muito importante para diversas doenças oculares, como retinopatia diabética, oclusões vasculares retinianas, degeneração macular relacionada, distrofia retinianas, neuropatia ópticas, retinopatia hipertensiva, edema de mácula, maculopatia serosa central, distrofias de retina, traumatismo de retina, maculopatias diversas, obstrução arterial da retina, tumores intra-oculares primários ou metastáticos, infecções inflamatórias oculares (uveítes) como coriorretinites, entre outras.

RECOMENDAÇÕES:

  • Jejum de 2 horas (SE FOR DIABÉTICO JEJUM DE 1 HORA), não necessitando de jejum completo (alimentação leve);
  • Dilatação da pupila de ambos os olhos, com embaçamento visual (em média, de 6 a 8 horas de duração);
  • Presença de acompanhante maior de 18 anos;
  • Não há a necessidade de suspensão de qualquer medicação e/ou de colírios exceto micóticos como pilocarpina.
  • No procedimento, o paciente poderá sentir prurido (coceira), náuseas, vômitos, tontura, e há risco de hipersensibilidade.
  • É necessária assinatura de termo de consentimento para uso de contraste endovenoso.
  • O exame de angiofluoresceinografia não é contra-indicado para pacientes alérgicos a iodo.
  • A eliminação do contraste é rápida e realizada pelo rim (Fluoresceína) com o escurecimento da urina por 24 horas em média.

EQUIPAMENTOS:

topcon

Retinógrafo Digital Midriático de alta resolução (TOPCON 50-EX com sistema Digital da Canon)

canon

Retinógrafo Digital de alta resolução Midriático / Midriático com Autofluorescência (Canon CX-1).

CMBR
HOBR
DAY
hospital_olhorodape_15
BEIRARIO
GASTROS